Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale é uma tradução geométrica da paisagem. É uma declaração “nua” da simplicidade e harmonia da arquitetura contemporânea. É um espaço de vida camaleônico, criado para servir o seu proprietário e respeitar o meio ambiente. É uma referência invertida para Casa Malaparte, envolto e protegido pela terra que recebe a civilização há milênios. É um estudo completo da estética, estrutura, função e engenharia que, exaustivamente detalhado, aguarda apenas a sua realização.

Casa Brutale, Grécia - 02 Casa Brutale, Grécia - 03

 

Casa em um penhasco na Grécia chamada Casa Brutale é visão desafiadora de OPA da arquitetura inovadora, onde a inovação refere-se a termos há muito esquecidos, tais como ambiente e materialidade. Sua forma sutil permite a vista magnífica e o jogo de luz e sombra tomam o centro do palco. A residência é construída com materiais simples: madeira, vidro e concreto, a convergência da terra e água à sua volta. A paisagem é essencial para o conceito subjacente, uma vez que os elementos penetram e prevalecem sobre a construção. O telhado da Casa Brutale, uma piscina de fundo envidraçado, é uma continuação da poética do Mar Egeu e em comunicação perfeita com o vasto azul do céu grego.

 

Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 04 Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 05

 

Em simplicidade essencial, Casa Brutale é definida por três lajes de concreto espessas, com todas as instalações de pré-formadas. A piscina cristalina, feita por vidro reforçado, é situada entre as paredes para suavizar os materiais duros e deixar a luz natural abundante passar, iluminando a residência. A enorme fachada de vidro emoldura e extrai a beleza do mar Egeu. Pequenos detalhes de aço revestido de preto e madeira envelhecida marrom/vermelha completam a composição.

 

Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 06 Casa Brutale, Grécia - 07

 

Em integração inovadora, Casa Brutale penetra na paisagem. A andar subterrâneo se beneficia de um mecanismo homeostático perfeito com isolamento térmico do solo circundante, e das propriedades de resfriamento da piscina. O impacto visual do edifício na paisagem é mínimo, com apenas uma fachada do lado do penhasco e sem volume de extrusão a partir do nível do solo.

 

Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 08 Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 09

 

A luz penetra as superfícies transparentes ou semitransparentes da Casa Brutale, dando mais vida. Os padrões de luz dinâmicos acariciam o concreto aparente com refrações e sombras. Concreto nu, ou betão bruto, é a técnica de acabamento que deu o nome a ambos brutalismo e Casa Brutale. Crua, despretensiosa, monolítica, marcada pelas pranchas de madeira utilizadas para moldar o a casa.

 

Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 11

Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 12

Depois de descer 50 degraus para o Mar Egeu, sob as sombras das vigas de concreto épicas, você chega à entrada (também acessível por elevador). A alta porta giratória de madeira envelhecida se abre para uma vista para o mar de tirar o fôlego, através da fachada de vidro. O espaço restante é nu, puro e simples – minimalismo no seu melhor. A mesa de jantar de concreto combina com os bancos, também de concreto e folheados ou chapeados de madeira quente. A lareira na parede atrás é esculpida por curvas suaves, próxima a um banco. Atrás da mesa de jantar, o quarto de hóspedes é formado sob uma antiga laje “Zoellner” com um canto de vidro. Próximo ao quarto de hóspedes há uma pequena passagem para os quartos de serviço (arrecadação, banheiro e lavabo).

 

Casa Brutale, Grécia - 13Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 14


Uma escada interna consiste em finos degraus de aço, que permitem a continuidade óptica da cozinha para a fachada de vidro. A escadaria leva ao mezanino, onde o quarto principal é exposto à mesma visão avassaladora do Mar Egeu. A cama é moldada de concreto com acabamento de madeira, enquanto as paredes são cobertas por espelhos para melhorar o jogo de luz e sombra.

 

Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale - 01

Casa Brutale redefine a coexistência harmoniosa entre homem e natureza em uma homenagem poética ao brutalismo puro.

Veja as imagens técnicas da Casa em um penhasco na grécia chamada Casa Brutale

Projeto de casa Brutale, grécia Projeto de casa Brutale, grécia

Mais sobre o escritório

OPA (Open Platform for Architecture) é uma plataforma de arquitetura, design industrial e Gráfico, criada em 2014 por Laertis-Antonios Ando Vassiliou (Haarlem, Países Baixos) e Pantelis Kampouropoulos (Rhodes, Grécia).

A plataforma tem como objetivo criar uma rede expansível de profissionais especializados, capazes de assumir diversos projetos de design e entregar produtos de alta qualidade.

OPA acredita em pesquisa abrangente, trabalho em equipe eficiente, brainstorming construtivo e projetos inovadores. Amam projetar coisas legais, edifícios deslumbrantes e imagens inspiradoras – e fazem isso bem, porque a vida é muito curta para projetos que as pessoas vão esquecer tão cedo.

 

O conteúdo deste post foi retirado do próprio site do escritório.

Tags: