desenho de uma casa

Desenho de uma casa – princípios da arquitetura

A primeira etapa do processo de criação de uma casa (ou de qualquer outra obra arquitetônica), é o esboço, rascunho, sketch! É a hora de colocar no papel a grosso modo todas as idéias que vem à cabeça e fazer as devidas anotações. Porem, para que outras pessoas possam compreender as idéias, é necessário representar essas idéias de forma mais clara e para isso existem 3 maneiras básicas de representação do desenho de uma casa:

Vista

A vista quando se corta a casa ao “meio”, como se arrancasse o telhado, também conhecida como planta baixa ou apenas “planta”. O tal “corte” é feito a 1,50m do piso e nele é possível ver a posição de portas, janelas, pisos, escadas, entre outros.

 

desenho de uma casa - Imagem de uma Planta Baixa, mesmo que incompleta é possível ver diversos detalhes da casa.

Imagem de uma Planta Baixa, mesmo que incompleta é possível ver diversos detalhes da casa.

 

Corte

Já na vista que corta a casa na vertical é chamado corte, e a ele se atribuem letras como por exemplo “CORTE A-A”. Nele é possível ver detalhes verticais como altura de janelas e portas, acabamentos das paredes, etc.

Desenho de uma casa - Também sem informações de cotas e revestimentos além de não ter também o detalhamento do telhado, neste exemplo de corte é possível ver as paredes e escadas como se a casa tivesse sido "cortada ao meio"

Também sem informações de cotas e revestimentos além de não ter também o detalhamento do telhado, neste exemplo de corte é possível ver as paredes e escadas como se a casa tivesse sido “cortada ao meio”

 

Fachada

Por último, a vista da casa olhando de frente é chamada de fachada (que é justamente o que dá nome a este blog). Comumente denominamos “fachada” como a vista frontal da casa, porém existem vários tipos de fachada como a posterior e lateral. Na verdade a fachada principal pode ser chamada de fachada anterior ou fachada principal.

Desenho de uma casa - Na imagem da fachada é possível vê-la como se estivesse de frente para a construção, embora aqui ela possua uma representação mais técnica, sem as perspectivas que vemos ao vivo. Nesta representação também deve-se indicar os materiais a serem utilizados nos acabamentos

Na imagem da fachada é possível vê-la como se estivesse de frente para a construção, embora aqui ela possua uma representação mais técnica, sem as perspectivas que vemos ao vivo. Nesta representação também deve-se indicar os materiais a serem utilizados nos acabamentos

 

Quanto mais detalhados esses desenhos forem, melhor será sua compreensão. Para que possam ser seguidos à risca, é necessário que estejam com as medidas exatas e na escala certa.

O livro “Manual do arquiteto descalço” é um guia muito completo em diversos assunto, principalmente no entendimento da base da arquitetura como o desenho de uma casa. Você pode comprá-lo na livraria saraiva ou, usado, na Estante virtual clicando nestes links.

Tags: