Piscina infinita do Hotel Caruso

Piscina infinita ou piscina com borda infinita é o nome dado a um tipo específico de piscina onde a água dá a sensação de se fundir ao horizonte. Esse efeito é obtido pelo fato da água transbordar por um dos lados da piscina se conectando com o meio ambiente. Por isso, para se ter um efeito de fato “infinito” é necessário que a paisagem complete a obra. Visualmente temos a impressão da piscina se fundir ao céu, mar, montanhas, tudo!

Veja alguns exemplos Piscina infinita ou piscina com borda infinita:

Casa no Jardin del Sol - Corona y P Amaral Arquitectos

Casa no Jardin del Sol – Corona y P Amaral Arquitectos


 
Hotel Chromata, em Santorini, Grécia

Hotel Chromata, em Santorini, Grécia


 
hangging gardens ubud em Bali, Indonésia

Hotel hanging gardens ubud, na Indonésia


 
Piscina infinita ou piscina com borda infinita

Foto da Piscina do Belmond Hotel Caruso, na Itália


 

Como fazer?

A água que transborda deve cair em um sistema para o retorno – ela é recolhida por um cano, direcionada a um reservatório, filtrada e impulsionada de volta ao tanque com uma bomba. Também é possível utilizar uma “falsa borda infinita”, onde se elimina a bomba de retorno da água para a piscina. Veja os 2 exemplos:

Piscina infinita ou piscina com borda infinita - versão tradicional
Na versão tradicional, uma bomba de piscina faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente, o que acaba encarecendo a obra pois há um gasto maior em tubulações e bomba extras, além de um reservatório.

 

 

Piscina infinita ou piscina com borda infinita - versão pratica
Já na versão simplificada, a água transborda apenas se houver movimentação na superfície. Quando transborda, a água desce meio a pequenas pedras que serve como um “filtro bruto” para sujeiras à superfície e obtém-se o mesmo visual da versão tradicional, mas o custo de obra é menor. Como não há uma bomba para trazer a água de volta, é necessário encher a piscina novamente.

Tags: